1914: A primeira partida da seleção brasileira

Brasil, Curiosidades, Esportes, Imagens Históricas, Século XX 1914: A primeira partida da seleção brasileira
* Por Talita Lopes Cavalcante


A seleção iniciou sua história vencendo por 2 a 0 do adversário.

Seleção brasileira que entrou em campo em 21 de julho de 1914. Foto: CBF/Arquivo

Foi em uma tarde de 21 de julho de 1914 que a seleção brasileira entrou pela primeira vez em campo para uma partida amistosa contra o Exeter City, da Inglaterra.

Apesar de a primeira partida oficial de futebol, no Brasil, ter acontecido em 1895 e de já ocorrerem os campeonatos paulistas e cariocas desde o início do século XX, foi apenas em 1914 que o futebol a nível nacional entrou em campo.

A seleção era formada por jogadores cariocas e paulistas, entre os quais estavam: Sylvio Lagreca (São Bento), Rubens Salles (Paulistano) e Friedenreich e Formiga (Ypiranga). O recém criado time jogou no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e começou bem, ganhando de 2 a 0 do adversário inglês.

Entretanto, apesar da vitória, a partida foi marcada por truculência e violência. Um dos depoimentos registrados no livro “Todos os jogos do Brasil”, de Ivan Soter, dizia:

Apesar de quase matarem Rubens, com charges violentas, e de derrubarem brutalmente nosso grande Friedenreich, que até perdera uns dentes, nada conseguiram na vantagem”.

Estava iniciada a história da Seleção Brasileira e no mês seguinte o Brasil embarcou para Buenos Aires, onde em setembro de 1914 encarou a Argentina.

Friedenreich precisou de atendimento médico após perder dois dentes numa disputa com inglês. Foto: CBF/Arquivo.

Referência:
– SIMÕES, Alexandre. “Seleção brasileira entrou em campo pela primeira vez há um século“. Hoje em dia.