Budd Dwyer: o suicídio ao vivo

Personalidades, Política, Século XX, Televisão Budd Dwyer: o suicídio ao vivo
* Por Talita Lopes Cavalcante


Budd Dwyer prestes a se matar

Minutos antes de Budd Dwyer se suicidar. Foto: Copyright 1987 by the Associated Press

Budd Dwyer era um político republicano que, após seu mandato de senador, foi transferido para o Tesouro Nacional. Ao final de 1986, Dwyer fora acusado pela promotoria pública de ter recebido mais de 300 mil dólares de propina.

Sua defesa tentou um acordo em que o político passaria no máximo 5 anos na cadeia em troca de sua confissão e retratação pública; além da cooperação com investigações referentes aos negócios ilícitos que lhe renderam a quantia ilegal.

Budd Dwyer recusou o acordo e permaneceu brigando por sua inocência e, nesse caso, se fosse condenado, a pena máxima poderia alcançar 55 anos de prisão e a devolução integral do dinheiro. Foi quando em janeiro de 1987, na véspera da sentença de condenação, o republicano convocou uma coletiva de imprensa para falar sobre o caso. A opinião pública acreditava que finalmente o político confessaria seu crime e aceitaria o acordo em troca de cooperar.

Entretanto, durante a conferência, Budd Dwyer se mostrou muito nervoso, agitado e começou a alegar inocência mais uma vez. Disse ainda que não seria afastado da tesouraria do Estado e no momento em que parou de ler seu discurso, ele chamou 3 de seus assessores e entregou um envelope a cada um deles. Feito isso, pegou outro envelope e retirou um revólver Magnum 357, alertando “Por favor, deixem o recinto caso isto os ofendam”. Apesar do pedido dos presentes para que ele abaixasse a arma, sem dar ouvidos, o político colocou o cano da arma na boca e puxou o gatilho sem hesitar diante de diversas emissoras que transmitiam ao vivo a coletiva que ocorria ao meio dia.

Posteriormente, quando os envelopes foram abertos, descobriu-se que um continha uma nota de suicídio de Budd Dwyer para sua esposa, outro continha uma nota de doação de órgãos e afins. O terceiro continha uma carta para o governador recém-empossado. Esse foi um dos poucos casos de políticos se suicidando devido acusações de corrupção e transmitido ao vivo.

Veja o vídeo abaixo do suicídio de Budd Dwyer, gravado ao vivo. [Atenção! Imagens fortes]

Referências:
– Muha, Laura. “Witnesses to Tragedy” (Newspaper archive). Newsday, 1988. p. 3.
– Associated Press. “Pictures Raise News Issue”. New York Times, 1987
– Grossman, Mark. “Political corruption in America: an encyclopedia of scandals, power, and greed. ABC-CLIO, 2003.