Carinhas desenhadas em manuscritos da Idade Média

Artes, Curiosidades, Idade Média, Imagens Históricas Carinhas desenhadas em manuscritos da Idade Média
* Por Talita Lopes Cavalcante


Carinha desenhada no rodapé de um manuscrito da Idade Média

Foto: Conches, Bibliothèque Municipale, MS 7 (texto principal do século 13, arte do século 14 ou 15)

Acha que só você desenha carinhas felizes no rodapé do seu caderno quando está entediado?

A imagem foi encontrada no rodapé de uma página do século XIII e não é a única desse tipo, podendo ser encontrados inúmeros desenhos, muitas vezes engraçados, nos rodapés ou nas laterais de livros e manuscritos da Idade Média.

Enquanto os nossos desenhos são frequentemente o resultado de tédio, na Idade Média havia uma lógica mais pragmática por trás da criação da maioria dos desenhos nos rodapés. Em alguns casos, elas eram uma resposta ao texto ou um complemento, porém em outras ocasiões pareciam meros desenhos, realizados ao acaso, como fazemos muitas vezes durante o dia.

Outra hipótese sugere que esse era um costume para corrigir a ponta da pena ou ver se a tinta era suficiente. Assim como nós testamos nossas canetas, monges da Idade Média faziam o mesmo com suas penas.

Dessa forma, alguns desses desenhos eram equivalentes ao nosso riscar sobre um pedaço de papel para que a tinta da caneta saia novamente.

O desenho em questão parece exatamente um exemplo dessa hipótese, apesar de não podermos afirmar, pois se encontra no rodapé, em escala menor em relação ao texto, trazendo uma forma curiosa e divertida. Repare que a figura parece usar óculos.