A carta enviada por Ghandi à Adolf Hitler em 1939

Curiosidades, Guerras, Personalidades, Política, Século XX, Segunda Guerra Mundial A carta enviada por Ghandi à Adolf Hitler em 1939
* Por Talita Lopes Cavalcante


Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Carta enviada por Mahatma Ghandi à Adolf Hitler em 1939

Foto da carta enviada por Mahatma Ghandi à Adolf Hitler em 1939

No dia 23 de julho de 1939, Gandhi enviou uma carta a Adolf Hitler, que acabara de ordenar a invasão da Polônia. No texto, cuja tradução livre segue abaixo, o pacifista indiano Mahatma Gandhi pede a Hitler que evite a guerra e promova a paz, como um conselho de quem abandonara os meios violentos e obteve sucesso. Mesmo assim, a carta foi interceptada pelo governo inglês e nunca chegou às mãos do ditador alemão.

Tradução

“Caro amigo,
.
Meus amigos vêm me pedindo para lhe escrever pelo bem da humanidade. Mas eu tenho resistindo às solicitações deles, por causa do sentimento que uma carta minha possa ser impertinente. Algo me diz que eu não devo hesitar sobre isso e devo fazer meu apelo, que pode valer a pena.
.
Está muito claro que você é hoje a única pessoa no mundo que pode prevenir uma guerra que pode reduzir a humanidade a um estado de selvageria. Você consegue pagar esse preço por qualquer coisa que pareça valer a pena, para você? Você irá escutar o apelo daquele que deliberadamente evitou o método da guerra com considerável sucesso? De qualquer forma, eu antecipo seu perdão, se eu errei em escrever para você.
.
Eu continuo seu sincero amigo M. K. Gandhi.”

Referência:
Ghandi para Hitler. Revista Galileu