A cidade de Petra

Arqueologia, Curiosidades, Idade Antiga, Idade Média A cidade de Petra
* Por Talita Lopes Cavalcante


Petra, Jordânia

Petra, na Jordânia, cidade que ficou famosa pelas filmagens do filme Indiana Jones e a Última Cruzada.

Petra é uma cidade importante na arqueologia. Sua estrutura única, construída na rocha/penhasco (em edomita, seu nome significa “rocha”, “penhasco”, “pedra”), fez dela, em 7 de Julho de 2007 ser considerada uma das novas sete maravilhas do mundo.

A cidade de Petra

Localizada na Jordânia, Petra tem sua data de fundação em 312 a.C quando os Nabateus (uma das tribos árabes) conquistaram a localidade. Antes disso, entretanto, a região era palco de inúmeras incursões de tribos rivais. Por muito tempo, ficou famosa pelo seu desenvolvimento econômico e cultural, uma vez que era rota de comércio de especiarias. Em 551 a cidade sucumbiu após um forte terremoto e com a diminuição das rotas comerciais, vindo ressurgir no interesse de governantes durante a Idade Média, porém apenas no século XIX as primeiras escavações arqueológicas se deram no local. O local permaneceu desconhecido ao mundo ocidental até 1812, quando foi introduzido pelo explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt. A UNESCO descreveu o local como uma das mais preciosas propriedades da herança cultural do homem.

No dia 6 de dezembro de 1985, a cidade foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e em 2007 foi eleita uma das mais novas das 7 maravilhas do mundo.

O anfiteatro de Petra

O anfiteatro da cidade