Dia D – a maior invasão marítima da História

Batalhas Históricas, Guerras, Século XX, Segunda Guerra Mundial Dia D – a maior invasão marítima da História
* Por Italo Magno


Soldados americanos se aproximam da praia de Omaha com suas armas embaladas em sacos plásticos para mantê-las secas.

Soldados americanos se aproximam da praia de Omaha com suas armas embaladas em sacos plásticos para mantê-las secas durante o Dia D. Créditos: Regional Council of Basse-Normandie/U.S. National Archives.

Na manhã do dia 06 de junho de 1944, a maior invasão marítima da História ocorreu nas praias da costa da Normandia, França, sendo a data conhecida como o “Dia D”. A operação militar teve um papel fundamental para a libertação da França e para a consequente vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

A Operação Overlord (Dia D)

Com uma cooperação sem precedentes entre as forças armadas internacionais, os Aliados lançaram forças navais, aéreas (paraquedistas e bombardeios) e tropas de assalto terrestre durante a operação Overlord, codinome dado ao desembarque aliado nas praias da Normandia, marcou o início de uma longa e dispendiosa campanha para libertar a a costa leste da Europa da ocupação alemã e abrir um novo front de batalha, enfraquecendo assim, as defesas do eixo. Além do desembarque de forças forças aerotransportadas em pára-quedas por zonas em todo o norte da França, tropas terrestres tomaram de assalto cinco praias na Normandia, de codinome Utah, Omaha, Ouro, Juno e Sword. Até o final do dia, os Aliados tinham estabelecido uma cabeça-de-ponta ao longo da costa francesa e poderiam iniciar o avanço rumo ao interior do continente.

O Comandante da Operação Overlord, General Dwight D. Eisenhower, na véspera do embarque para o Dia D, discursou para as tropas:

“Vocês estão prestes a embarcar na Grande Cruzada para a qual temos empenhado todos esses meses. Os olhos do mundo estarão sobre vocês. As esperanças e orações de pessoas amantes da liberdade em todos os lugares marcharão com vocês. […] Tenho plena confiança na coragem, devoção ao dever e habilidade no campo de batalha de vocês.”

Tropas americanas desembarcam de um navio Higgins na praia de Omaha na manhã de 6 de junho de 1944.

Tropas americanas desembarcam de um navio Higgins na praia de Omaha na manhã de 6 de junho de 1944. Créditos: U.S. Navy/Raleigh News & Observer/MCT.

Uma aeronave A-20 do 416º Grupo de Bombardeio da Força Aérea dos EUA lança bombas em posições inimigas durante o Dia D.

Uma aeronave A-20 do 416º Grupo de Bombardeio da Força Aérea dos EUA lança bombas em posições inimigas durante o Dia D. Créditos: U.S. Army.

Vista aérea da invasão da Normandia. Créditos: U.S. Air Force.

Vista aérea da invasão da Normandia. Créditos: U.S. Air Force.

13 navios classe Liberty são deliberadamente afundados pelos Aliados para formar um quebra-mar artificial e proteger o desembarque durante o Dia D. Créditos: AP Photo.

13 navios classe Liberty são deliberadamente afundados pelos Aliados para formar um quebra-mar artificial e proteger o desembarque durante o Dia D. Créditos: AP Photo.

Um projétil de 88mm explode na praia de Utah enquanto soldados americanos tentam se proteger do fogo inimigo.

Um projétil de 88mm explode na praia de Utah enquanto soldados americanos tentam se proteger do fogo inimigo. Créditos: Regional Council of Basse-Normandie / U.S. National Archives.

Soldado americano morto na praia de Omaha no dia 6 de junho de 1944. Ao seu lado, um rifle semi-automático M1 e outro modelo M1903.

Soldado americano morto na praia de Omaha no dia 6 de junho de 1944. Ao seu lado, um rifle semi-automático M1 e outro modelo M1903. Créditos: National Archives and Records Administration.

Soldados feridos do 3º Batalhão do 16º Regimento de Infantaria da Primeira Divisão de Infantaria recebem cigarros e comida após a invasão da praia de Omaha no Dia D no dia 6 junho de 1944.

Soldados feridos do 3º Batalhão do 16º Regimento de Infantaria da Primeira Divisão de Infantaria recebem cigarros e comida após a invasão da praia de Omaha no Dia D no dia 6 junho de 1944. Créditos: Army Signal Corps Collection in the U.S. National Archives. SC 189910.

Após a invasão, soldados Aliados recolhem seus companheiros mortos das praias da Normandia.

Após a invasão, soldados Aliados recolhem seus companheiros mortos das praias da Normandia. Créditos: U.S. National Archives.

Milhares de tropas, veículos e equipamentos militares são descarregados na costa da Normandia após o êxito do invasão à costa francesa.

Milhares de tropas, veículos e equipamentos militares são descarregados na costa da Normandia após o êxito do invasão à costa francesa. Créditos: Regional Council of Basse-Normandie/U.S. National Archives.

VÍDEO: 10 IMAGENS INCRÍVEIS DO DIA D

Referências:
National Archives and Records Administration
Boston Big Picture
War History 1944. Normandy Battlefield Tours.