Dia dos Pais: origem e fotos marcantes de pais com seus filhos

Brasil, Curiosidades, Política, Século XX Dia dos Pais: origem e fotos marcantes de pais com seus filhos
* Por Italo Magno


Uma menina sente grande prazer ao molhar seu pai com água fria da mangueira do jardim enquanto ele tomava sol em um dia quente. 1936.

Homenagem ao Dia dos Pais. Menina sente grande prazer ao encharcar seu pai com água fria da mangueira do jardim enquanto ele tomava sol. 1936.

No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado todos os anos no segundo domingo de agosto. A data comemorativa, apesar de ter sido também por interesses comerciais, deve ser focada em validar a importância do papel do pai na família. Nos Estados Unidos, o Dia dos Pais é comemorado para celebrar a honra, aumentar a auto-estima dos homens e para destacar o papel do pai como protetor do lar.

A origem do Dia dos Pais

A história mais conhecida sobre a primeira comemoração do Dia dos Pais remonta ao dia 19 de junho de 1910. No estado de Washington, nos EUA, uma mulher chamada Sonora Smart Dodd teve a ideia de honrar e celebrar seu pai depois de ouvir sermão do Dia das Mães na igreja em 1909, vez que percebeu que muitos pais eram iguais merecedores de tal homenagem. Sonora era filha de William Smart, um veterano da Guerra Civil Americana que ficou viúvo quando sua esposa morreu ao dar à luz seu sexto filho. William passou então a criar sozinho todos os seis filhos em sua pequena fazenda em Washington, com muito trabalho duro, amor e dedicação. Para demonstrar tal apreço por seu pai, Sonora sugeriu que a data fosse designada para o dia 05 de junho, aniversário da morte de William. Contudo, devido a algum erro de planejamento, a celebração em Washington foi adiada para o terceiro domingo de junho.

Outra história sobre a primeira comemoração do Dia dos Pais nos Estados Unidos ocorreu na cidade de Fairmont, estado da Virgínia Ocidental, no dia 5 de Julho de 1908, quando o Sr. Grace Golden Clayton sugeriu ao ministro da igreja Metodista local que celebrasse uma missa de homenagem aos pais após a explosão de uma mina local que matou 361 homens.

O Dia dos Pais nos Estados Unidos

Em 1924, o presidente americano Calvin Coolidge recomendou que o Dia dos Pais se tornasse um feriado nacional, contudo, nenhuma ação oficial foi tomada. Durante a Grande Depressão nos Estados Unidos, algumas pessoas enxergaram a data comemorativa como uma forma de aumentar a auto-estima de homens que perderam seus empregos ou tiveram seus salários cortados, até mesmo para mostrar que esses pais que ainda poderiam estar disponíveis para seus filhos como um companheiro e modelo masculino. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando era mais comum que pais estivessem ausentes devido ao serviço militar, os anúncios dos Dias dos Pais mostravam imagens de homens com uniforme e elogiavam o papel do pai como um protetor do lar.

Esse mesmo tipo de valorização do pai como protetor ocorreu nos anos 60 e início dos anos 70, durante a Guerra do Vietnã. O Senador Mike Mansfield argumentou que o Dia do Pai merecia tanto reconhecimento como o Dia das Mães, vez que em “tempos difíceis”, os pais eram sujeitos à novos “encargos e responsabilidades”. Em 1966, Lyndon B. Johnson, através de uma ordem executiva, designou o terceiro domingo de junho como o dia oficial para celebrar o Dia dos Pais. No entanto, apenas 1972, durante a administração Richard Nixon, que a data foi oficialmente reconhecido como um feriado nacional.

O Dia dos Pais no Brasil

No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953. O publicitário Sylvio Bhering, à época diretor do jornal e da rádio “O Globo” criou a data inspirado por motivos sociais e comerciais. A ideia inicial era reservar o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim (Pai de Maria, mãe de Jesus), comemorado no calendário da Igreja Católica. Nos anos seguintes ficou estipulado que o dia dos pais seria sempre comemorado no segundo domingo do mês de agosto, tradição que permanece até os dias de hoje.

Imagens marcantes de pais e filhos

Dia dos Pais: ao lado esquerdo, Sonora Dodd, "criadora" do Dia dos Pais. Ao seu lado direito está seu pai, William Smart, inspiração para a criação da data comemorativa.

Dia dos Pais: ao lado esquerda, Sonora Dodd, “criadora” do Dia dos Pais. Ao seu lado direito está seu pai, William Smart, inspiração para a criação da data comemorativa.

Um soldado, depois de combater na Primeira Guerra Mundial, regressa à sua casa e encontra sua filha recém-nascida pela primeira vez. 1919.

Um soldado, depois de combater na Primeira Guerra Mundial, regressa à sua casa e encontra sua filha recém-nascida pela primeira vez. 1919.

O equilibrista Arthur Dressler coloca sua filha de 15 meses de idade, Franziska ao longo de uma corda-bamba. O ato é assistido pelo pais de Arthur, Friedrik Dressler.

O equilibrista Arthur Dressler coloca sua filha de 15 meses de idade, Franziska ao longo de uma corda-bamba. O ato é assistido pelo pai de Arthur, Friedrik Dressler. 1950.

John Derek, futuro ator e diretor de cinema, é fotografado com 15 meses sentado no colo de seu pai em uma pequena carroça puxada a cabra. Los Angeles, Califórnia, 1927.

John Derek, futuro ator e diretor de cinema, é fotografado com 15 meses sentado no colo de seu pai em uma pequena carroça puxada a cabra. Los Angeles, Califórnia, 1927.

Em 1932, o estudante de 14 anos de idade Charles Highfield, da cidade de Coventry, Inglaterra, afirmava ser o garoto mais forte na Grã-Bretanha. Highfield suportava o peso de seu pai em seu pescoço.

Em 1932, o estudante de 14 anos de idade Charles Highfield, da cidade de Coventry, Inglaterra, afirmava ser o garoto mais forte na Grã-Bretanha. Highfield suportava o peso de seu pai em seu pescoço.

Uma criança se senta no estribo de um caminhão dos bombeiros e puxa um par de botas. O garoto é auxiliado por seu pai, um capitão do Corpo de Bombeiros de Nova York. Dia dos Pais. 1950.

Uma criança se senta no estribo de um caminhão dos bombeiros e puxa um par de botas. O garoto é auxiliado por seu pai, um capitão do Corpo de Bombeiros de Nova York. 1950.

Referências:
How the Radical ’60s and ’70s Helped Make Father’s Day a National Holiday. Olivia B. Waxman. Time.com
A Brief History of Father’s Day. The Art of Mainliness.
It started here: Sonora Dodd, the Spokane mother of Father’s Day
FERNANDES, Cláudio. “História do Dia dos Pais”; Brasil Escola.