O elmo da Era de Vendel

Arqueologia, Curiosidades, Idade Média, Imagens Históricas O elmo da Era de Vendel
* Por Talita Lopes Cavalcante


Elmo de ferro da era de Vendel (550-793 dC) — a idade do ferro germânica — encontrado em um barco funerário viking em Uppland

Elmo de ferro do século VII, encontrado em um barco fúnebre.

Elmo da Era de Vendel (550-793 dC) — a idade do ferro germânica. A era de Vendel (550 — 793 dC) compreende o período entre aquele das migrações e da era Viking.

A época das migrações vinha diminuindo na Europa Central e o reino merovíngio e a Europa Oriental floresciam. Nessa mesma época, a Igreja Católica começava a se consolidar como um terceiro poder e a expandir sua influência pelo velho mundo.

Ao mesmo tempo, na Escandinávia, os clãs germânicos também floresciam através do comércio, exportação de ferro, pele e escravos. Uppland, na Suíça, era um centro político e religioso. Escavações atuais em Uppland mostraram diversos artefatos relacionados à Era de Vendel, dentre os quais muitos eram barcos fúnebres, armaduras caras e bem trabalhadas em ferro e metais preciosos, demonstrando como a vida nos clãs germânicos naquele período da História viking vinha se desenvolvendo dentro do comércio, da cultura, da mineração e produção de ferro. É justamente por esse florescimento na mineração que a Era de Vendel é relacionada à produção e trabalho com ferro.

Um desses achados foi o elmo de ferro da foto inicial, encontrado em um barco funerário viking. Hoje é possível vê-lo no Museu de História em Estocolmo.

Foto: Museu de História de Estocolmo, 2008.