Endurance: a exploração da Antártida

Curiosidades, Século XX Endurance: a exploração da Antártida
* Por Talita Lopes Cavalcante


A última grande expedição à Antartida

O navio Endurance preso em uma placa de gelo durante o que ficou conhecido como última grande expedição de exploração da Antártida, 1915.

Desde o século XIX vinha ocorrendo uma corrida pela exploração colonial. Nos primeiros anos do século XX a busca por novos territórios continuou e foi justamente nessa época que ocorreu a última grande expedição de exploração da Antártida: A Expedição Transantártida Imperial (1914-1917) liderada por sir Ernest Henry Shackleton com o navio Endurance.

O principal objetivo era efetuar a travessia do continente gelado. Entretanto, a expedição não conseguiu ter êxito em seu objetivo, tendo ficado conhecida pela história de resistência da tripulação.

Apesar dos esforços para liberá-lo, o destino final foi encontrado no fundo do mar, deixando toda a tripulação para trás.

Na imagem, o Endurance é fotografado preso na placa de gelo, pouco tempo antes de afundar.

Durante o trajeto, o navio Endurance acabou ficando preso em uma grande placa de gelo e apesar dos esforços para liberá-lo, o destino final foi encontrado no fundo do mar, deixando toda a tripulação para trás. Após meses resistindo em um acampamento improvisado em cima de uma placa de gelo flutuante e se alimentando de focas e pinguins, os 28 homens da expedição finalmente foram resgatados.

Foto: Frank Hurley. Trans-Antarctic Expedition, 1915.