O exército de terracota do imperador chinês

Arqueologia, Curiosidades, Idade Antiga O exército de terracota do imperador chinês
* Por Talita Lopes Cavalcante


O exército de terracota do imperador chinês

Foto dos soldados ou exército de terracota, Xi’an, província de Shaanxi, China. O exército de terracota foi criado durante a Era de Qin Shi Huangdi, o primeiro imperador a unir a China sob a mesma dinastia e realizador de grandes mudanças econômicas e sociais.

O Exército de Terracota

Sua dinastia governou de 211 a 206 a.C. e implantou o conceito de império na China. Qin Shi Huangdi morreu há 2 mil anos e, antes de sua morte, mandou confeccionar em terracota figuras que representassem seus soldados a fim de que, depois da morte, eles fossem enterrados junto com seu corpo para zelar por ele na eternidade. O exército foi descoberto em 1974, por acaso, quando camponeses cavavam para construir um poço de água na província de Shaanxi. As figuras, todas esculpidas à mão e em tamanho natural, possuíam uma rígida estrutura militar, demonstrando obediência e o poderio militar de Qin Shi Huangdi.

A região da construção compreende uma área de 20.000 metros quadrados, com mais de 7 mil itens, incluindo guerreiros, cavalos e carros de combate em madeira. Recentemente também foram descobertas estátuas de civis e restos humanos que podem se tratar dos artesãos, enterrados juntos com o exército de terracota e com o Imperador, para que o segredo dos tesouros imperiais se mantivesse protegido.

Referências:
Revista National Geographic do Brasil. Edição de Outubro de 2001.