Feliz Páscoa: “ovos” de Páscoa para Hitler!

Guerras, Imagens, Imagens Históricas, Século XX, Segunda Guerra Mundial Feliz Páscoa: “ovos” de Páscoa para Hitler!
* Por Eudes Bezerra



Ovos de Páscoa para Hitler. Fotografia: © John D. Moore / Arquivo Nacional Americano, ID.: 111-SC-202330.

Ovos de Páscoa para Hitler. Fotografia: © John D. Moore / Arquivo Nacional Americano, ID.: 111-SC-202330.

Registro icônico e bem-humorado de um dos últimos momentos da Segunda Guerra Mundial (1939–1945), quando os rapazes da artilharia estadunidense posaram para fotografia em posse de projéteis especiais de obuseiros (“canhões”) com as irônicas menções “Ovos de Páscoa para Hitler” e “Feliz Páscoa, Adolf”.

Os artilheiros da imagem pertencem ao Exército dos Estados Unidos e são, respectivamente, o sargento técnico William E. Thomas e o soldado de primeira classe Joseph Jackson. Ambos disputavam a importante batalha pela ponte de Remagen, na Alemanha, tendo o registro fotográfico sido realizado pelas lentes do 1º Tenente John D. Moore em 10 de março de 1945.

Era uma bela manhã de domingo e os pracinhas acordaram cedinho para preparar cuidadosamente a cesta de Páscoa, que seria entregue a jato — com os cumprimentos do rugido da artilharia — ao exército do tirano austríaco que do outro lado da ponte mantinha uma frenética resistência.

Feliz Pascoa, Adolf. Fotografia: digitalmente colorida por johhny Sirlande.

Feliz Pascoa, Adolf. Fotografia: digitalmente colorida por johhny Sirlande.

REFERÊNCIAS:
MASSON, Philippe. A Segunda Guerra Mundial: História e Estratégias. trad. Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2011.
RHP. Easter eggs for Hitler, 1945. Acesso em: 25 mar. 2016.


Siga o Museu de Imagens no Facebook!

Fique por dentro de todas as postagens e imagens ao seguir nosso perfil do Facebook. O seu apoio é muito importante para a manutenção e crescimento do projeto. Obrigado.

FECHAR