Floco de Neve: o único gorila branco do mundo

Curiosidades, Século XX Floco de Neve: o único gorila branco do mundo
* Por Talita Lopes Cavalcante


Floco de Neve: o único gorila branco do mundo

Muitas pessoas ficam maravilhadas com a existência de leões brancos e com a raridade desse animal, contudo poucas pessoas sabem que existiu apenas um gorila branco conhecido até hoje: Floco de Neve.

A história de Floco de Neve

Por volta dos anos 1960, quando ainda era filhote, toda a família de Floco de Neve foi morta por caçadores da Guiné Equatorial. Conhecidamente muitos países da África possuem uma caça predatória contra os gorilas, o que acabou colocando esses animais na lista de extinção. A família de floco não escapou dessa realidade. O gorila branco foi o único que se salvou exatamente pela coloração de sua pele e de seu pelo, vez que representava o que havia de mais raro no mercado ilegal de venda de animais.

Na época, Floco de Neve fora encontrado agarrado ao corpo de sua mãe já morta. Dali, foi vendido para um professor do Centro de Experimentação Zoológica no Zoológico de Barcelona. Na Espanha, ficou famoso quando o zoológico apresentou o animal mais raro que eles já tinham visto, virando até capa da National Geographic àquela época. O que tornava o gorila tão especial era uma mutação sofrida no gene SLC45A2, do albinismo. Nunca havia sido documentado nenhum gorila com tal mutação e por essa raridade, Floco também acabou sendo o animal mais votado no mundo como candidato à clonagem.

Depois de anos mapeando o DNA do gorila, biólogos e cientistas chegaram à conclusão de que o albinismo atingiu Floco devido o incesto dentro de sua família, o que aumentou as chances da ocorrência da raridade, uma vez que indivíduos com as mesmas mutações cruzaram entre si. Após 40 anos de vida, o gorila mais raro do mundo acabou falecendo em 2003 por um câncer de pele, desde então nenhum outro animal com as mesmas características foi encontrado ou avistado.

Referências:
Albino Gorilla Was Result of Inbreeding. National Geographic, 2013.
Albino gorilla dying of skin cancer. BBC org., 2003.
‘Copito de Nieve’, el único gorila albino del mundo. El Mundo, 2003.