A guerra de mentira entre Rússia e Geórgia

Atualidades, Guerras, Século XXI A guerra de mentira entre Rússia e Geórgia
* Por Italo Magno


Guerra de Mentira - Geórgia e Rússia

TV estatal da Geórgia transmitiu falsa notícia sobre uma nova invasão de tropas russas ao país.

As feridas da guerra entre a Rússia e sua ex-colônia soviética Geórgia estão abertas desde 2008, quando um conflito de apenas cinco dias deixou quase 1000 mortos, incluindo civis (fontes alternativas contabilizam mais de 3.000 mortos durante os combates), e mais de 100.000 refugiados. Na época, o Exército Vermelho chegou a posicionar suas tropas à apenas 50km de Tbilisi, capital georgiana.

A “Guerra de Mentira” entre Rússia e Geórgia

O canal estatal ImediTV transmitiu ao vivo no sábado, dia 13.03.2010 às 20:00 horas, um comunicado de urgência informando que o país estava sendo novamente invadido pelos russos, informando ainda que o presidente Mikhail Saakashvili estava morto e que líderes opositores apoiavam o ataque. Para dar mais “veracidade” a notícia, imagens do conflito de 2008 eram retransmitidas sob a alcunha de serem recentes. Não precisou de mais nada para instaurar o pânico geral no país. O comunicado coincidiu com o fato das linhas telefônicas estarem cortadas no momento da exibição das imagens da falsa guerra, dando início ao desespero em uma nação que há menos de 18 meses já havia perdido centenas de militares para uma guerra sem causa. Vários hospitais afirmaram ter recebido inúmeras ligações com queixas de infartes, palpitações e outros problemas de saúde provocados em decorrência do falso comunicado de guerra.

Felizmente, com a ajuda de correspondentes da BBC, a situação foi resolvida a tempo. A infeliz tentativa de imitar Orson Welles foi “cumprida em partes”. Em 1938, Orson Welles produziu uma transmissão radiofônica intitulada “A Guerra dos Mundos”, que ficou famosa mundialmente por provocar pânico nos ouvintes, vez que imaginavam estar enfrentando uma invasão de extraterrestres. Um exército que ninguém via, mas que de acordo com a dramatização radiofônica, em tom jornalístico, acabara de desembarcar no nosso planeta. A diferença foi que uma guerra entre humanos e extraterrestres era algo inexistente, ao contrário de uma guerra entre Rússia e Geórgia, que era real e já havia ocorrido.

Referências
Bogus TV report of Russian invasion panics Georgia. BBC News.
Imedi Tv e la “Fake War” in Georgia – La tv che riprende Welles. TVBlog