Guerra dos Boxers: Execução dos Líderes

Guerras, Século XIX Guerra dos Boxers: Execução dos Líderes
* Por Talita Lopes Cavalcante


Execução pública de um dos líderes Boxers.

Execução pública de um dos líderes Boxers na China durante a Guerra dos Boxers. Foto: © Keystone/Getty Images. “1900: The public execution of a ‘Boxer’ leader in China at point-blank range during the Boxer Rebellion.”.

A Guerra dos Boxers ocorreu entre 1899 e 1900, no final da Dinastia Qing. O levante nasceu a partir de um sentimento nacionalista e antiocidental que surgiu contra a expansão e imperialismo do Ocidente na China.

Iniciado pela milícia Yihetuan, conhecida pelos ingleses como “boxers”, devido à imensa pobreza que assolava o interior chinês e à grande seca que tomou conta da província de Shandong, os boxers começaram a associar as condições de vida difícil da população chinesa aos estrangeiros no país.

A partir desse sentimento antiocidental crescente, os nacionalistas começaram a atacar missões evangélicas, estabelecimentos de estrangeiros, queimaram igrejas e assassinaram chineses cristãos na província de Shandong. Convencidos de que através da luta eram invencíveis, os boxers acreditaram que fossem invulneráveis às armas ocidentais.

Vendo a situação demandando cada vez mais uma posição, de forma exitante a Imperatriz apoiou as reivindicações dos nacionalistas e promoveu um cerco contra os estrangeiros, durante 55 dias. Após o início do levante pelo exército chinês, oito nações se uniram para intervir no cerco. Entre essas nações estavam: Áustria-Hungria, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, o Reino Unido e o Estados Unidos.

As oito nações enviaram tropas que conseguiram vencer o exército imperial e capturaram Pequim em 14 de agosto de 1900. O cenário que se seguiu à captura e fim do levante foi de pilhagem das cidades e o início das execuções de todos aqueles que eram suspeitos de fazerem parte dos Boxers.

No ano seguinte, em 7 de setembro de 1901, o Protocolo Boxer foi criado com a intenção de executar todos os funcionários do governo chinês que haviam apoiado o levante. Além disso, o império chinês foi penalizado a pagar impostos como responsabilização social às oito nações, a serem pagos em 39 anos.

Referências:
– Foto: © Keystone/Getty Images. 1900: The public execution of a ‘Boxer’ leader in China at point-blank range during the Boxer Rebellion..
– XIANG, Lanxin. The origins of the Boxer War: a multinational study. Psychology Press: 2003.
– YAPP, Nick. GettyImages: 1900s. Könemann: 2001.