A incrível foto de George Aird

Curiosidades, Imagens Históricas, Século XX A incrível foto de George Aird
* Por Talita Lopes Cavalcante


George estava na fase final do voo, quando precisou fazer um pouso de emergência em Hatfield, após aparecerem dois avisos de incêndio e aquecimento na fuselagem.

Foto incrível de um piloto ejetando do avião que estava prestes a colidir com o solo, 1962. Foto de Jim Meads. Daily Mirror MP_0018484/ LIFE Magazine.

O piloto de teste da Havilland Aircraft Company, George Aird, estava voando num Electric Lightning F1 quando precisou ejetar antes que morresse no acidente que estava para acontecer. Prestes a bater com o bico no chão em 13 de setembro de 1962, George estava na fase final do voo, quando precisou fazer um pouso de emergência em Hatfield, assim que dois avisos de incêndio e aquecimento na fuselagem apareceram.

Quando ele estava seguindo para a pista de pouso, há 10 segundos da aterrissagem, a aeronave de repente inclinou o nariz para baixo e, vez que não houve resposta dos comandos, o piloto resolveu ejetar. A aeronave caiu na pista, despedaçando-se e pegando fogo em seguida.

George aterrissou no telhado de vidro de uma estufa próxima ao desastre. Pelo fato de ter caído em cima do vidro, teve múltiplos ferimentos e ossos fraturados. Cerca de seis meses após o acidente, George estava voando de novamente em um Electric Lightning F1.

Referências:
Foto de Jim Meads. Daily Mirror MP_0018484/ LIFE Magazine
LIFE Magazine. 1962. Acessado em: 14 agosto 2013.
13th September 1962. Retronaut. Acessado em: 14 agosto 2013.
– [Outras fotografias do acidente] Flight Lieutenant George Aird AFC. Acessado em: 14 agosto 2013.