A intimidade dos Orleans e Bragança

Brasil, Curiosidades, Imagens Históricas, Personalidades, Século XIX A intimidade dos Orleans e Bragança
* Por Talita Lopes Cavalcante


Com o exílio e a venda em leilão dos pertences deixados no Paço Imperial, fotos como essa se espalharam e ganharam a função de contar um pouco mais a respeito da vida privada dos Orleans e Bragança.

Foto íntima da Princesa Isabel com seu filho, d. Antônio Gastão, 1882. Foto de Alberto Henschel (cópia impressa) Retrato original: Albúmen, 9,4 X 5,8 cm, Rio de Janeiro, 1882. Coleção D. João de Orleans e Bragança, Acervo Instituto Moreira Salles e Itaú Cultural.

Essa foto de Alberto Henschel traz diversos elementos interessantes. Um deles é notar que retratos como esse eram para uso privado da família imperial, não ficando acessível ao público. Contudo, com o exílio e a venda em leilão dos pertences deixados no Paço, fotos como essa se espalharam e ganharam a função de contar um pouco mais a respeito da vida privada dos Orleans e Bragança.

Outra curiosidade da imagem diz respeito a como Henschel, o fotógrafo, já naquela época, fazia intervenções na foto a fim de que sinais e cores fossem retocados. No retrato em questão, pode ser constatado o retoque pouco sutil nas costas da princesa, remodelando sua silhueta.

Referências:
– KOSSOY, Boris. Um olhar sobre o Brasil: A fotografia na construção da imagem da nação (1833 – 2003). 1° edição. São Paulo: Fundación Mapfre e Editora Objetiva, 2012. p. 100.
Itaú Cultural.