Jovem confronta Guarda Nacional durante marcha antiguerra

Guerras, Imagens Históricas, Política, Século XX Jovem confronta Guarda Nacional durante marcha antiguerra
* Por Italo Magno


Jan Rose Kasmir, uma jovem norte-americana, confronta a Guarda Nacional do lado de fora do Pentágono durante uma marcha contrária à Guerra do Vietnã em 1967.

Jan Rose Kasmir, uma jovem norte-americana, confronta a Guarda Nacional do lado de fora do Pentágono com uma flor nas mãos durante uma marcha contrária à Guerra do Vietnã em 1967. Essa ato ajudou a colocar a opinião pública em desfavor da intervenção americana no Vietnã.

Marcha Sobre o Pentágono e a mobilização jovem

No dia 21 de outubro de 1967, o Comitê de Mobilização de Primavera Para Terminar a Guerra no Vietnã (The Spring Mobilization Committee to End the War in Vietnam), uma coalizão de ativistas antiguerra formados em 1967 para organizar grandes manifestações em oposição à Guerra do Vietnã, organizou uma grande manifestação que marchou para o Pentágono. Conhecida como “Marcha sobre o Pentágono”, o ato foi seguido por desobediência civil e atraiu cerca de 50.000 participantes, liderados pelo ativista social Abbie Hoffman. Cerca de 650 pessoas, incluindo o romancista Norman Mailer, foram presos por desobediência civil.

Foto: Marc Riboud. Washington DC. 1967.