O encontro de Karl Marx e Friedrich Engels

Personalidades, Política, Século XIX O encontro de Karl Marx e Friedrich Engels
* Por Talita Lopes Cavalcante


Marx e Engels em foto do século XIX

Foto de Karl Marx juntamente com Friedrich Engels e membros de suas famílias, século XIX.

Karl Marx (1818 – 1883) foi um filósofo, economista e teórico político, fundador da Doutrina Comunista. Também publicou, além do Manifesto Comunista, diversos livros relacionado à economia, como “O Capital”.

Karl Marx

O filósofo teve influências de Hegel, que fora seu professor na Universidade de Bonn, e, quando se mudou para Paris, teve conhecimento da doutrina Socialista, aderindo a ela e produzindo uma série de ensaios a respeito. Já mantinha uma amizade com Friedrich Engels (1820 – 1895) que, inclusive, assumira a paternidade de um de seus (Marx) filhos fora do casamento. Por contestar o regime político alemão da época, em 1845 Marx foi expulso da França a pedido do governo prussiano, seguindo para a Bélgica. Lá, Marx e Engels produziram o famoso Manifesto Comunista, “dando início” a Doutrina Comunista, sendo um apelo aos proletários a unirem-se contra o capitalismo (burgueses e Estado capitalista), que os explorava e os alienava do conhecimento e da liberdade.

Friedrich Engels proferiu as seguintes palavras sobre o amigo e colega: 

“Marx era, antes de tudo, um revolucionário. Sua verdadeira missão na vida era contribuir, de um modo ou de outro, para a derrubada da sociedade capitalista e das instituições estatais por esta suscitadas, contribuir para a libertação do proletariado moderno, que ele foi o primeiro a tornar consciente de sua posição e de suas necessidades, consciente das condições de sua emancipação. A luta era seu elemento. E ele lutou com uma tenacidade e um sucesso com quem poucos puderam rivalizar.(…) E morreu amado, reverenciado e pranteado por milhões de colegas trabalhadores revolucionários – das minas da Sibéria até a Califórnia, de todas as partes da Europa e da América – e atrevo-me a dizer que, embora, muito embora, possa ter tido muitos adversários, não teve nenhum inimigo pessoal.”