O livro das Revelações e as imagens do fim do mundo

Artes, Curiosidades, Literatura, Religião, Século XX O livro das Revelações e as imagens do fim do mundo
* Por Talita Lopes Cavalcante


Uma das ilustrações que integram o livro do reverendo Clarence Larkin de 1919.

Uma das ilustrações que integram o livro do reverendo Clarence Larkin de 1919.

Em 1919, o reverendo batista Clarence Larkin publicou um livro que chamou a atenção da sociedade de então. A obra das Revelações era como se fosse um complemento às escrituras que falam sobre o Apocalipse, pois trazia os acontecimentos proféticos em imagens.

Algumas confusas, outras um tanto quanto gráficas, os desenhos eram uma tentativa de se registrar fielmente aquilo que era profetizado nas sagradas escrituras. Isso porque, o reverendo Larkin era um adepto do Dispensacionalismo — doutrina escatológica e teológica cristã que acredita na segunda vinda de Jesus como um acontecimento no mundo físico, acredita na revelação progressiva e na interpretação literal da Bíblia. Dessa forma, de acordo com Clarence Larkin, tudo o que estava registrado nos textos sagrados sobre o Apocalipse deveria ser interpretado de forma literal. Visando ajudar as pessoas nessa interpretação, o reverendo estudou durante 25 anos o livro das Revelações para, então, publicar seu livro, “O livro das Revelações: um estudo do último livro profético das Sagradas Escrituras”.

Pouco tempo após a publicação, o reverendo morreu em 24 de janeiro de 1924. O pensamento disseminado por Clarence, por fim, teria um papel importante na visão do protestante do século XX. Atualmente a obra é um interessante apanhado de imagens artísticas e um pouco perturbadoras de como seria o Apocalipse.

  • O livro das Revelações e as imagens do apocalipse. "The Reaper" (O Ceifeiro)
    "The Reaper" (O Ceifeiro). O livro das Revelações e as imagens do apocalipse.
  • O livro das Revelações e as imagens do apocalipse. Apesar das imagens de seres irreais e cenas violentas, o livro pode ser considerada uma verdadeira obra de arte.
    O livro das Revelações e as imagens do apocalipse. Apesar das imagens de seres irreais e cenas violentas, o livro pode ser considerada uma verdadeira obra de arte.
  • O livro das Revelações e as imagens do apocalipse. Em boa parte, o livro é repleto de monstros e cenas de perturbadoras.
    O livro das Revelações e as imagens do apocalipse. Em boa parte, o livro é repleto de monstros e cenas de perturbadoras.
  • O livro das Revelações e as imagens do apocalipse. Dragões também aparecem na obra.
    O livro das Revelações e as imagens do apocalipse. Dragões também aparecem na obra.
  • Uma das ilustrações que integram o livro do reverendo Clarence Larkin de 1919. A obra era como se fosse um complemento às escrituras que falam sobre o Apocalipse.
    Uma das ilustrações que integram o livro do reverendo Clarence Larkin de 1919. A obra era como se fosse um complemento às escrituras que falam sobre o Apocalipse.
Referências:
Rev. Clarence Larkin Estate.
LARKIN, Clarence. “The Book of Revelation: a study of the last prophetic book of Holy Scripture“. Princeton Theological Seminary – Archive Org. 1919.