Marina Ginesta, a jovem garota ícone da Guerra Civil Espanhola

Guerras, Imagens Históricas, Personalidades, Século XX Marina Ginesta, a jovem garota ícone da Guerra Civil Espanhola
* Por Italo Magno


Marina Ginesta

Marina Ginesta, à época com 17 anos, olha para a câmera com um rifle pendurado no ombro sob o telhado do hotel Colón, em Barcelona, no dia 21 de julho de 1936.

Considerado um dos registros mais simbólicos da Guerra Civil Espanhola (1936–1939), a jovem Marina Ginesta é registrada pelo fotógrafo alemão Hans Gutmann (Juan Guzmán, na Espanha), no topo do antigo Hotel Colón. Segundo à própria militante, o rifle foi entregue à ela apenas para a sessão de fotos, vez que “aos 17 anos, eu não estava em condições de lutar na guerra”, segundo ela mesma observou. Durante o conflito, o hotel se tornou a sede do Partido Socialista Unificado da Catalunha (PSUC), que cobriu a fachada com cartazes de Lenin e Stalin.

Marina Ginesta

Marina Ginestà nasceu em Toulouse no dia 29 de janeiro de 1919 em uma família de classe operária politicamente muito ativo. Antes da foto, Marina havia trabalhado como jornalista e tradutora para o jornal Pravda. Após a derrota republicana na guerra, se mudou para a França, onde a ocupação nazista a forçou a se exilar no México. Após a Segunda Guerra Mundial, Ginestà se estabeleceu em Paris, onde morreu em 2014, aos 94 anos.

Curiosidade

A fotografia permaneceu esquecida nos arquivos da agência de notícias EFE até 2002. Em 2006, um funcionário da agência, Julio García Bilbao, pesquisou sobre a história da imagem e identificou a ex-guerrilheira Marina Ginestà. A foto se tornou capa de um livro e foi usada para estampar o cartaz de uma exposição na Alemanha.

Guerra Civil Espanhola

A Guerra Civil Espanhola (1936-39), foi uma revolta militar contra o governo republicano da Espanha, apoiado por elementos conservadores dentro do país. Quando um golpe militar inicial não conseguiu tomar o controle de todo o país, uma sangrenta guerra civil se sucedeu. Os nacionalistas receberam apoio da Alemanha Nazista. Os republicanos receberam ajuda da União Soviética, bem como de Brigadas Internacionais, compostas por voluntários da Europa e dos Estados Unidos. O grupo nacionalista, liderado pelo General Francisco Franco, venceu o conflito e o ditador governou a Espanha pelos 36 anos seguintes, até a data de sua morte em 20 de novembro de 1975.

Referências:
Marina Ginesta, ícone da Guerra Civil Espanhola. Eudes Bezerra. Incrível História.
Marina Ginestà, 94, the defiant militia girl with the gun. The star of the iconic 1936 photograph passes away in Paris. El País.

Siga o Museu de Imagens no Facebook!

Fique por dentro de todas as postagens e imagens ao seguir nosso perfil do Facebook. O seu apoio é muito importante para a manutenção e crescimento do projeto. Obrigado.

FECHAR