Monte Pinatubo: a segunda maior erupção vulcânica do século XX

Curiosidades, Natureza, Século XX Monte Pinatubo: a segunda maior erupção vulcânica do século XX
* Por Museu de Imagens


Erupção do Monte Pinatubo

No mês de julho de 1991, a segunda maior erupção vulcânica do século XX ocorreu no Monte Pinatubo, localizado na ilha de Luzon, Filipinas, cerca de 90 km da capital Manila.

A erupção do Monte Pinatubo

No dia 15 de março de 1991, uma série de tremores atingiu o monte Pinatubo, que estava adormecido há mais de 600 anos. No dia 2 de abril, uma série de pequenas erupções e tremores começou a ocorrer diariamente. A organização USGS (United States Geological Survey) enviou uma equipe de vulcanólogos e vários equipamentos e instrumentos com o objetivo de prever o dia exato da grande erupção, vez que uma evacuação precoce da população mediante poderia resultar em uma falta de confiança da população em uma nova previsão, o que poderia gerar uma tragédia de grandes proporções.

No dia 12 de junho, a primeira grande explosão lançou uma nuvem de cinzas vulcânicas, gases e rochas pulverizadas a mais de 20 km de altura. Fluxos piroclásticos atingiram regiões a 4 km da base do Pinatubo. Nos dias seguintes, dezenas de explosões atingiram alturas de até 40km e fluxos foram lançados a mais de 16km da base do monte. A nuvem de cinzas do Pinatubo cobriu uma área de 125 mil km² (equivalente a 80 cidades de São Paulo), cobrindo a luz do sol em uma vasta região.

A erupção do Pinatubo alterou o clima da Terra, vez que a nuvem de gases e cinzas vulcânicas se espalhou pela atmosfera terrestre e reduziu em 0.5 º Celsius a temperatura média global durante vários anos. Estima-se que entre 400 e 800 pessoas morreram em função das erupções. O monitoramento preciso da USGS evitou que a estimava de mais de 300 mil pessoas fossem vitimadas, evitando assim, aquela que teria sido a maior catástrofe natural do século XX.

Monte Pinatubo. Filipinas