Morro da Providência: a primeira favela do Brasil

Brasil, Curiosidades, Século XIX, Século XX Morro da Providência: a primeira favela do Brasil
* Por Talita Lopes Cavalcante


Com a criação do Morro da Providência, juntamente com o Bota Abaixo de Pereira Passos, as favelas no Rio de Janeiro começaram a se alastrar.

A primeira favela do Brasil, o Morro da Favela (hoje, Morro da Providência), Rio de Janeiro.

O termo favela inicialmente referia-se, no século XIX, a uma árvore muito comum na Bahia. O governo havia prometido aos soldados do Rio de Janeiro que estavam na Guerra de Canudos (1895 – 1896) entregar-lhes residências caso saíssem vitoriosos do conflito.

Ao retornarem em 1897 e verem a promessa não ser cumprida, os soldados se apropriaram da região de um morro que passou, a partir daí, a ser chamado de Morro da Providência, em referência à providência tomada pelos soldados.

Depois de renomearem como “Morro da Favela”, em referência à árvore arbustiva nativa da localidade onde ocorreu a vitória contra os rebeldes de Canudos, foi criada a primeira “favela” brasileira.

A intensificação desse tipo de moradia e da favela do Morro da Providência se deu no início do século XX, durante a gestão do prefeito Francisco Pereira Passos. Em sua gestão, Pereira Passos colocou em prática o chamado Bota Abaixo, processo responsável pela demolição de centenas de prédios de sobrados nas ruas centrais da cidade para dar lugar à abertura da sua principal avenida: a Avenida Central (atual avenida Rio Branco).

A população pobre que morava nesses velhos casarões, deslocada à força, se fixou nos morros próximos, criando as demais favelas da cidade e aumentando o contingente populacional do Morro da Favela. No fim do ano de 1910, o morro da Favela era considerado o lugar mais violento do Rio de Janeiro.

O nome favela estendeu-se a outros morros e, na década de 1920, as ocupações de colinas com barracos e casebres também passaram a ser conhecidas como favelas.

Referências:
– KOSSOY, Boris. Um olhar sobre o Brasil: A fotografia na construção da imagem da nação (1833 – 2003). 1° edição. São Paulo: Fundación Mapfre e Editora Objetiva, 2012.
– “Origem do termo ‘favela’”. Rio On Watch.
Aldeias do mal. Revista de História da Biblioteca Nacional, 1 de outubro de 2007.
Contribuição para o debate atual sobre as favelas do Rio. Portal Vitruvius, 3 de outubro de 2005.
– “Bota Abaixo” cria as primeiras favelas.
– “O avô das favelas“. Favela Tem Memória.