“Morte de um Miliciano”: o símbolo da Guerra Civil Espanhola

Batalhas Históricas, Guerras “Morte de um Miliciano”: o símbolo da Guerra Civil Espanhola
* Por Italo Magno


"The Falling Soldier" (A Morte de um Miliciano) - a mais icônica foto da Guerra Civil Espanhola. Por Robert Capa.

O miliciano republicano Federico Borrell Garcia é fotografado no exato momento em que é atingido fatalmente durante um combate em Cerro Muriano, front de Córdoba, durante a Guerra Civil Espanhola, no dia 5 de setembro de 1936. A imagem é conhecida como The Falling Soldier (Morte de um Miliciano) e foi registrada por Robert Capa.

“Morte de um Miliciano”: verdadeira ou falsa?

Acreditava-se que a poderosa cena tivesse sido capturada em Cerro Muriano, durante a Guerra Civil Espanhola, contudo, alguns historiadores descobriram uma série de inconsistências na foto intitulada “Morte de um Miliciano” (The Falling Soldier). Os próprios companheiros de Borrell García informaram que ele foi morto enquanto se escondia atrás de uma árvore (e não em campo aberto como a imagem mostra). Além disso, é dito que García era supostamente muito diferente do homem no quadro. Outra evidência é que a imagem parece ter sido fotografada na cidade de Espejo, cerca de 60 km de distância de Cerro Muriano.

Guerra Civil Espanhola

A Guerra Civil Espanhola (1936-39), foi uma revolta militar contra o governo republicano da Espanha, apoiado por elementos conservadores dentro do país. Quando um golpe militar inicial não conseguiu tomar o controle de todo o país, uma sangrenta guerra civil se sucedeu. Os nacionalistas receberam apoio da Alemanha nazista. Os republicanos receberam ajuda da União Soviética, bem como de Brigadas Internacionais, compostas por voluntários da Europa e dos Estados Unidos. O grupo nacionalista, liderado pelo General Francisco Franco, venceu o conflito e o ditador governou a Espanha pelos 36 anos seguintes, até a data de sua morte em 20 de novembro de 1975.

Referências:
El País.
Famous Fakes — 10 Celebrated Wartime Photos That Were Staged, Altered or Fabricated. Military History Now.