A origem do nome “Pink Floyd”

Curiosidades, Música, Personalidades A origem do nome “Pink Floyd”
* Por Talita Lopes Cavalcante


Segundo consta, Syd Barrett tomou conhecimento de ambos os cantores de blues pelo disco de Blind Boy Fuller (cantor de blues também) que trazia como indicação o nome de Pink Anderson e Floyd Council.

Pink Anderson e Floyd Council, os músicos que serviram de inspiração para o nome da banda Pink Floyd.

Pink Anderson (1900 – 1974) foi um guitarrista e cantor de blues e quando tinha apenas 14 anos juntou-se ao Doutor Frank Kerr para entreter a multidão enquanto o médico tentava vender um produto com supostas capacidade medicinal. Desse momento em diante, Pink viajou fazendo apresentações, até que em 1950 ele foi descoberto por Paul Clayton, cantor de folk music.

Porém foi só na década de 60 que Pink Anderson gravou seu álbum, após o Blues ganhar força novamente no cenário musical. Em 1974, Pink morreu de um ataque cardíaco. Floyd Council (1911 – 1976), por sua vez, começou a carreira como músico de Blues nas ruas de Chapel Hill nos anos 20, tocando ao lado de seus dois irmãos.

Nos anos 30, Floyd gravou suas primeiras músicas, entre elas estavam algumas no estilo Piedmont (um estilo de blues, com um toque característico e específico da guitarra). Após um derrame sofrido no final dos anos 60, que o deixou sem movimentos em algumas partes do corpo, Floyd morreu de ataque cardíaco em 1976.

Segundo consta, Syd Barrett tomou conhecimento de ambos os cantores de blues pelo disco de Blind Boy Fuller (outro cantor de blues) que trazia como indicação o nome de Pink Anderson e Floyd Council.

Pink e Floyd serviram de inspiração para Syd Barrett nomear a banda com o primeiro nome de cada um na primeira metade da década de 60, formando o “The Pink Floyd Sound”. Por fim o “Sound” caiu ainda durante aquela década, posteriormente o “The” também foi deixado de lado, ficando apenas “Pink Floyd”.

Imagem: A equipe do Museu de Imagens buscou informações para creditar a(s) imagem(ns). Entretanto, nada foi encontrado. Caso saibam, por gentileza, avisem-nos: contato@museudeimagens.com.br
Referência:
– Pink Floyd