Pai olha para a mão e o pé de sua filha de 5 anos no Congo em 1904.

Genocídios, Imagens Históricas, Século XX Pai olha para a mão e o pé de sua filha de 5 anos no...
* Por Museu de Imagens


Pai olha para a mão e o pé de sua filha de 5 anos, cortados como uma punição por não ter cumprido a cota diária de extração de borracha. Congo, 1904.

Pai (Nsala) olha para a mão e o pé de sua filha de 5 anos, Boali, cortados como uma punição por não ter cumprido a cota diária de extração de borracha no Congo em 1904.

A história por trás da foto do pai olhando para o pé e a mão da sua filha no Congo

A história por trás da foto é contada pela fotógrafa Alice Seeley Harris que registrou o momento devastador. Em seu livro “Do not Call Me Lady: The Journey of Lady Alice Seeley Harris“, Alice conta que o nome do pai era Nsala. Como se não bastasse o castigo cruel contra a criança de 5 anos, o exército belga a matou logo em seguida junto de sua mãe. Ao final, entregaram o pé e a mão da criança ao pai como um aviso.

O Congo esteve sob o domínio do rei Leopoldo II entre os anos 1885-1908. Durante os 23 anos de reinado, Leopold II massacrou 10 milhões de africanos, cortando suas mãos e órgãos genitais como castigo, flagelando-os até a morte e condenando-os a fome em trabalhos forçados; entrando para a História como um dos maiores escândalos e barbárie internacional do início do século XX.

Referências:
“Do Not Call Me Lady: The Journey of Lady Alice Seeley Harris”. Harris, Alice Seeley.