Curiosas pegadas deixadas por um gato em um manuscrito medieval

Curiosidades, Idade Média, Literatura Curiosas pegadas deixadas por um gato em um manuscrito medieval
* Por Italo Magno


Marcas de pegadas de um gato curioso em um manuscrito medieval do século XV

Foto de um manuscrito medieval do século XV com marcas curiosas de pegadas deixadas por um gato.

As curiosas pegadas de gato no manuscrito

Um manuscrito do século XV em Dubrovnik (Croácia) possui uma estranha característica: marcas de pegadas em suas páginas, provenientes de um gato que provavelmente pisou no tinteiro de seu dono segundos antes. A descoberta foi feita por Emir O. Filipović, um assistente de ensino e pesquisa da Universidade de Sarajevo (Sérvia), que percebeu que algumas páginas do livro estavam manchadas com impressões escuras das patas de um gato e tirou uma foto para compartilhar com colegas e aluno.

A imagem se espalhou rapidamente pela internet por meio de sites e fóruns de discussão e posteriormente foi apresentado no Álbum Interativo de Paleografia Medieval, uma coleção de exercícios de transcrição destinada a ajudar a formar os estudantes e pesquisadores amadores nos aspectos práticos da leitura de textos manuscritos, especialmente em como decifrar a caligrafia medieval. Mantido pelo historiador Marjorie Burghart, da Associação Europeia de Humanidades Digitais, os manuscritos em destaque do álbum vão desde o século IX até o século XV.

Referências:
Foto: Emir O. Filipović
Curious Cat Walks Over Medieval Manuscript. Inky paw prints have been discovered in a 15th century manuscript. Kate Andries, National Geographic News.