Os policiais rurais de Francisco Franco na Espanha

Imagens Históricas, Século XX Os policiais rurais de Francisco Franco na Espanha
* Por Italo Magno


Os policiais rurais do General Francisco Franco eram responsáveis pela lei nacional e patrulhavam o campo, onde eram temidos pelas pessoas.

Os homens de aparência severa na imagem são os policiais rurais do General Francisco Franco, ditador que ascendeu após triunfar na Guerra Civil Espanhola e governou a Espanha com mão de ferro entre 1939 e 1975. Tais homens eram responsáveis pela lei nacional e patrulhavam o campo, onde eram temidos pelas pessoas nas aldeias e vilarejos, locais muito vigiados pela ditadura espanhola e onde também havia polícia local.

Guerra Civil Espanhola e a Ascensão de Francisco Franco

A Guerra Civil Espanhola (1936-39), foi uma revolta militar contra o governo republicano da Espanha, apoiado por elementos conservadores dentro do país. Quando um golpe militar inicial não conseguiu tomar o controle de todo o país, uma sangrenta guerra civil se sucedeu. Os nacionalistas receberam apoio da Alemanha nazista. Os republicanos receberam ajuda da União Soviética, bem como de Brigadas Internacionais, compostas por voluntários da Europa e dos Estados Unidos.

Os nacionalistas, com amplo apoio bélico, sobretudo da poderosa Alemanha e de sua Legião Condor, avançaram implacavelmente, enfrentando uma feroz resistência republicana, composta de milícias com armas inferiores e treinamento militar inadequado. O governo republicano recuou de Madri para Valência até, finalmente, se exilar em Barcelona no ano de 1937. O grupo nacionalista, liderado pelo General Francisco Franco, venceu o conflito e o ditador governou a Espanha pelos 36 anos seguintes, até a data de sua morte em 20 de novembro de 1975.

Foto: W. Eugene Smith—Time & Life Pictures/Getty Images