O pombo GI-Joe

Curiosidades, Imagens Históricas, Personalidades, Século XX, Segunda Guerra Mundial O pombo GI-Joe
* Por Talita Lopes Cavalcante


Foto da condecoração do Pombo GI Joe (março de 1943 – junho de 1961).

Foto da condecoração do Pombo GI Joe (março de 1943 – junho de 1961)

No dia 18 de outubro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, os americanos lançaram um bombardeio à Vila Colvi Vechia (Itália) para infligir danos as tropas terrestres alemãs. Contudo, os alemães já haviam abandonado a região e, desta forma, os ingleses ocuparam a vila sem enfrentarem nenhuma resistência. Sem prever tal facilidade, os americanos continuaram com os bombardeios, sendo necessário que os ingleses os informassem sobre a situação para que o ataque fosse suspenso.

Infortunadamente, todos os equipamentos de comunicação falharam. Como última medida, o pombo GI-Joe foi utilizado para levar uma mensagem solicitando a imediata suspensão dos ataques, afim de evitar a morte de soldados aliados e dos habitantes da vila. O pombo voou aproximadamente 20 milhas (30 quilômetros) em apenas 20 minutos. A mensagem foi entregue com sucesso e o ataque foi suspenso, impedindo que mais de 1000 soldados ingleses fossem atingidos por fogo-amigo.

Em 1946, GI-Joe, pombo USA43SC6390, foi condecorado com a medalha Dickin PDSA por sua missão heroica de evitar que as tropas americanas continuassem o bombardeio à vila Colvi Vechia e matassem os soldados ingleses e habitantes da vila. GI Joe morreu no Jardim Zoológico de Detroit com 18 anos.

Referência:
www.animalsinwar.org.uk
O Museu de Imagens buscou informações para creditar a imagem, contudo, nada foi encontrado. Caso saiba alguma informação a respeito da autoria, entre em contato.