Daguerre: O primeiro registro fotográfico de pessoas

Curiosidades, Fotógrafos, Personalidades, Século XIX Daguerre: O primeiro registro fotográfico de pessoas
* Por Talita Lopes Cavalcante


Na foto de Daguerre, tirada em 1838 usando a técnica do Daguerreótipo, há o congelamento de um momento histórico, quando as primeiras pessoas são registradas em uma fotografia.

A primeira fotografia em que aparecem pessoas (canto inferior esquerdo, na esquina), 1838. Foto: Louis Daguerre, 1838.

Ainda que as técnicas de captura de imagens não sejam consideradas obras de um só autor, a fotografia de Joseph Nicéphore Niépce, tirada em 1826, foi eleita a primeira, abrindo um novo campo de possibilidades de registro da história mundial.

Porém, exatamente pelas técnicas fotográficas ainda estarem se aperfeiçoando na época, o tempo de captura de uma imagem era demasiado demorado e caro, relegando a prática unicamente ao campo da ciência e da arte, restringindo a fotografia àqueles que possuíam meios para estudá-la.

Finalmente, com a invenção da técnica do Daguerreótipo por Louis Daguerre, o registro de imagens começou a ser democratizado, uma vez que a arte fotográfica começava a baratear e passou a demorar menos para a obturação de uma cena.

Louis Daguerre, o pai da Daguerreótipo em um retrato de 1844.

Porta retrato de Louis Daguerre (1787-1851). Fotógrafo: Jean-Baptiste Sabatier-Blot (1801-1881), daguerreótipo, 1844.

Foi justamente um ano após Daguerre criar essa nova técnica que ele conseguiu outro feito histórico: fez o primeiro registro fotográfico de pessoas. Tirada em Paris, em um local conhecido como “Boulevard du Temple”, o feito não mostra o trânsito, contudo, não se enganem, ele estava acontecendo no exato momento em que Daguerre iniciou o processo fotográfico do local.

Entretanto, devido o tempo de exposição do trânsito durar menos de dez minutos, período necessário para a captura da imagem, o tráfego em movimento não apareceu no resultado final.

Ainda assim, as pessoas que são notadas na imagem ficaram tempo suficiente, transformando essa fotografia em um marco histórico do registro. Se observar bem, há um homem possivelmente engraxando os sapatos de outro no canto inferior esquerdo.

Referências:
– “Daguerre“. UC Santa Barbara Department of Geography, 2011.
– WOOD, R. D..”‘A State Pension for L. J. M. Daguerre for the secret of his Daguerreotype technique'” , Annals of Science, 1997.