Provérbio Sioux: “Que meus inimigos sejam fortes e bravos…”

Frases Famosas, Século XIX Provérbio Sioux: “Que meus inimigos sejam fortes e bravos…”
* Por Italo Magno


Provérbio Sioux

“Que meus inimigos sejam fortes e bravos para que eu não sinta remorso ao derrotá-los.” – Provérbio Sioux, Clã dos Lobos

A Grande Nação Sioux

Os Sioux são grupos de tribos nativas americanas e povos das Primeiras Nações da América do Norte. O termo se refere a qualquer grupo étnico ou dialeto dentro da grande nação que compreende três grandes divisões baseadas na linguagem: Dakota, Lakota e Nakota. Durante sua história, os nativos americanos travaram grandes guerras contra colonos e o exército dos Estados Unidos, destacando-se a Guerra de Dakota de 1862, a Guerra da Nuvem Vermelha (1866-1868), A Grande Guerra Sioux de 1876 e o Massacre de Wounded Knee, ocorrido na Dakota do Sul em 1890, considerada como a última batalha das Guerras Indígenas americanas.

No final do século XIX, o governo americano construiu ferrovias que passavam por faixas de terras indígenas e as companhias ferroviárias contrataram caçadores para exterminar rebanhos de bisões, alimento primário dos índios das planícies. Os Dakotas e Lakotas foram forçados a aceitar a imposição das reservas indígenas pelo governo e adotar uma prática de pecuária de gado e agricultura, abandonando assim, seu estilo de vida tradicional, baseado num estilo de vida nômade e na caça. Atualmente, metade das pessoas com descendência Sioux vivem em reservas espalhadas pelos estados da Dakota do Norte, Dakota do Sul, Minnesota, Montana e Nebraska nos Estados e Manitoba e Saskatchewan, no Canadá.