Rinoceronte Cacareco: eleito para vereador

Brasil, Curiosidades, Política, Século XX Rinoceronte Cacareco: eleito para vereador
* Por Talita Lopes Cavalcante


No dia 03 de outubro de 1959, com mais votos que todos os outros vereadores, o rinoceronte Cacareco é eleito em São Paulo para o cargo de vereador.

Rinoceronte Cacareco: Eleito para vereador em São Paulo, outubro de 1959.

Ao longo da história política brasileira, se constituíram diversas formas de protesto diante da questionável qualidade e idoneidade daqueles que se candidatam e se candidataram aos cargos públicos nas eleições municipais, estaduais e federais.

Dentre estes protestos, certamente o episódio ocorrido durante as eleições municipais de 1959 em São Paulo foi um dos mais inusitados.

Em 1959, a insatisfação popular com o nível dos políticos e candidatos para as eleições tomava conta de São Paulo. Diante deste quadro, o jornalista Itaboraí Martins teve uma ideia que se tornou emblemática das singularidades deste pleito eleitoral. Itaboraí propôs à população paulistana que votasse em Cacareco, um rinoceronte do Zoológico de São Paulo, para o cargo de vereador.

A intenção do jornalista era realizar um protesto tanto contra o baixo nível dos 450 candidatos em pauta quanto contra a Câmara Municipal. A ideia de Martins tomou tal proporção que Cacareco veio a receber 100 mil votos para vereador, numa época em que os votos eram contabilizados em células de papel.

Importa notar que o impressionante número de votantes em Cacareco em muito se deu pelo fato de que, inspiradas na ideia do jornalista, diversas gráficas da cidade imprimiram cédulas de votação com o nome do rinoceronte e as distribuíram à população.

Para se ter uma noção do “feito” de Cacareco, é preciso ter em conta que o partido mais votado nestas mesmas eleições não chegou a contabilizar 95 mil votos em seu favor.

O rinoceronte, que na verdade era uma fêmea, foi o escolhido para se tornar candidato por estar à época em evidência no noticiário dos jornais paulistanos, dado que o animal viera do Rio de Janeiro para ficar por 6 meses no recém-inaugurado Zoológico de São Paulo.

O episódio ficou conhecido como um dos mais famosos votos de protesto da história política brasileira. Foi tão repercutido que acabou ganhando até mesmo ares internacionais, por meio de uma manchete na revista Time Magazine, sob o título “BRAZIL: The Rhino Vote”.

Referências:
– “O rinoceronte Cacareco recebe 100 mil votos para vereador em SP”. The History Channel.
– “BRAZIL: The Rhino Vote“. Time Magazine.