A Rosa de Hiroshima

Genocídios, Século XX A Rosa de Hiroshima
* Por Talita Lopes Cavalcante


Em destaque na imagem está um carro de bombeiros que foi completamente destruído com a explosão da bomba.

Danos causados pela bomba atômica lançada em Hiroshima no dia 06 de agosto de 1945. Foto: Keystone/Getty Images

Há 69 anos, uma bomba atômica foi jogada em Hiroshima e em Nagasaki. Exatamente às 8:17 da manhã do dia 06 de agosto de 1945, Hiroshima foi devastada pela Little Boy.

Na imagem abaixo, Yoshito Matsushige acabara de ultrapassar pouco mais de um quilômetro do ponto zero de onde a bomba de Hiroshima fora lançada, quando viu um clarão no céu e sentiu a primeira onda de impacto. Imediatamente, olhou para cima e viu um grande cogumelo de fumaça e calor subindo rapidamente. No mesmo instante em que observou o cogumelo, fez um dos maiores registros históricos de um ângulo que nenhum outro conseguiu fazer naquele dia.

Foto tirada ha um quilômetro do ponto zero.

Foto: UN Photo / Mitsuo Matsushige. ID: 64723.

No fatídico 6 de agosto de 1945, o fotógrafo Matsushige rodou Hiroshima registrando em poucas fotos o que uma arma de destruição em massa era capaz de causar; não sem ser ferido e sofrer queimaduras. O horror para o povo japonês, entretanto, estava longe de acabar. Três dias depois, em 09 de agosto de 1945, seria a vez de Nagasaki sucumbir ao poder de uma das mais potentes armas de destruição em massa já criada pelo homem.