O sheik que anulou um gol na Copa do Mundo de 1982

Esportes O sheik que anulou um gol na Copa do Mundo de 1982
* Por Italo Magno


Sheik Al-Sabah

Na imagem, o Sheik Al-Sabah invade o campo durante a partida entre Kuwait e França, válida pela Copa do Mundo de 1982, na tentativa de anular o gol francês.

Durante a Copa do Mundo de 1982, realizada na Espanha, uma cena inusitada ocorreu durante a partida entre Kuwait e França. O Sheik Al-Sabah invadiu o campo durante a partida entre Kuwait e França, válida pela Copa do Mundo de 1982, na tentativa de anular o gol francês. O mais inusitado disso tudo é que ele conseguiu que o juiz anulasse o gol.

O gol anulado pelo sheik

Ao discordar de um gol concedido à favor dos franceses quando o placar já apontava 3 a 1 para o Les Bleus, o sheik Fahad Al-Ahmad Al-Sabah, então presidente da Associação de Futebol do Kuwait, deixou se assento na arquibancada e invadiu o campo para protestar contra a validação do gol de Alain Giresse. Um apito teria sido soprado das arquibancadas, fazendo com que os seus jogadores parassem imediatamente de jogar. Uma grande confusão se formou dentro do campo. Al-Sabah desautorizou que a seleção do Kuwait retornasse a partida, surpreendendo inclusive o próprio técnico de sua seleção, o brasileiro Carlos Alberto Parreira. Pressionado, o árbitro ucraniano Miroslav Stupar anulou o gol francês para que, assim, o jogo pudesse ter prosseguimento. Apesar de tudo, a ajuda do sheik não se mostrou de grande ajuda, já que os franceses venceram o jogo por 4 a 1.

Esse fato controverso marcou a única participação do Kuwait em Copas do Mundo, em um grupo que havia Inglaterra e Checoslováquia, além da própria França. Em decorrência do incidente causado pelo sheik, a FIFA multou posteriormente a Federação Kuwaitiana de Futebol em U$ 11.800,00 (onze mil e oitocentos dólares), além de também punir o árbitro ucraniano.

Em agosto de 1990, mais de cem mil tropas do Iraque invadiram o Kuwait, dando início à Guerra do Golfo, um dos maiores conflitos contemporâneos. Al-Sabah, que era irmão mais novo do Emir do Kuwait, acabou sendo morto pelos iraquianos no dia 02 de agosto ao tentar defender o Palácio de Dasman.

[VÍDEO] Al Sabah – O Sheik que Anulou um Gol na Copa do Mundo de 1982

Referências
The Richest
The Crimes of Saddan Hussein. Dave John.