Soldado se desespera ao não conseguir salvar vítimas de terremoto

Atualidades, Século XXI Soldado se desespera ao não conseguir salvar vítimas de terremoto
* Por Italo Magno


Soldado se desespera ao não conseguir resgatar mãe e filha com vida dos escombros de um edifício em Morelia, México, após o terremoto de 19 de setembro de 2017.

Soldado se desespera ao não conseguir resgatar mãe e filha com vida dos escombros de um edifício em Morelia, México, após o terremoto de 19 de setembro de 2017.

O desespero do soldado após o terremoto no México

O soldado na imagem (ainda desconhecido), tentava incessantemente resgatar uma jovem esposa e sua filha de apenas de um ano de escombros de um edifício colapsado na região de Morelos, causado pelo terremoto que atingiu o México dia 19 de setembro e atingiu a escala de 7,5 graus na escala Richter.

Após dedicado esforço, a equipe de resgate não conseguiu retirar mãe e filha dos escombros com vida, causando no soldado uma reação de desespero. Segundo testemunhas, o militar “gritou com dor palpável e insuportável, irrompendo a garganta com seus gritos e suas lágrimas brotaram como se as pessoas mortas fossem do seu próprio sangue“. Na imagem, se vê a expressão de dor do soldado, com alguns homens e voluntários ao seu redor tentando consolá-lo. Uma cena comovente onde se vê a figura de um militar atipicamente registrado como um elemento tão vulnerável.

Marco Gil Veja era o marido e pai das vítimas, sua esposa Sam e sua pequena filha Sofía. Segundo Gil, a atitude do militar mexeu com seu “coração que, embora destroçado… Ficará grato por toda a vida“. Gil Veja é professor na Universidade del Valle de México e também era, junto com sua falecida esposa, proprietários de um estúdio fotográfico. Além de Sofia, Gil também possui um filho mais velho. No Facebook, Gil Vela agradeceu o apoio de voluntários e das Forças Armadas e agradeceu o esforço desmedido do soldado “anônimo”.

Referências:
Huffington Post Mx. Marco busca a este soldado llorando en Morelos. Recuperó los cuerpos de su esposa e hija. El fotógrafo escribió una emotiva carta para agradecerle a este militar su esfuerzo por rescatarlas.
ADN40. El soldado en llanto que ha conmovido a México.