Steven Spielberg durante as filmagens de Tubarão (Jaws)

Artes, Cinema, Personalidades, Século XX Steven Spielberg durante as filmagens de Tubarão (Jaws)
* Por Italo Magno


Steven Spielberg - Tubarão (Jaws)

O jovem diretor Steven Spielberg em um momento de descontração durante as filmagens do filme Tubarão (Jaws) em 1974. As filmagens ocorreram na ilha de Martha Vineyard, Massachusetts, EUA.

Tubarão é um filme de suspense lançado em 1975 que se tornou a maior bilheteria da história da época, recuperando seus custos de produção em apenas duas semanas e ultrapassando em 78 dias O Poderoso Chefão (The Godfather) como o filme de maior bilheteria nos Estados Unidos, sendo superado apenas por Star Wars, lançado dois anos depois.

A repercussão do filme “Tubarão”

No filme, um gigante tubarão branco ataca banhistas na Ilha Amity, uma fictícia cidade turística, o que leva o chefe de polícia local a caçar o animal com a ajuda de um biólogo marinho e um caçador de tubarões profissional. Após a estreia, uma espécie de histeria tomou conta do público, resultando em numerosos incidentes pelos Estados Unidos. Em um deles, uma praia no sul da Califórnia foi totalmente evacuada pelos salva-vidas em decorrência de uma possível presença de tubarões na água. Na verdade, eram golfinhos que se encontravam no local. Em um outro incidente na Flórida, desta vez com um desfecho mais lamentável, um filhote pigmeu de baleia cachalote encalhou e foi espancando até a morte por transeuntes que o confundiram com um tubarão. Após o filme, o interesse pela matança pesca de tubarões aumentou.

Steven Spielberg revelou posteriormente em sua biografia que o ator Robert Duvall o incentivou bastante a produzir o filme. Em troca do apoio, lhe foi oferecido um papel de destaque, mas Duvall recusou. Charlton Heston ficou sendo o mais cotado para assumir o papel de Brody, contudo, não foi escolhido. Spielberg argumentou que, caso tivesse escolhido Heston para o papel principal, o público, que o enxergava como um herói em decorrência de suas atuações anteriores, pensaria que o tubarão-branco não teria a mínima chance contra o protagonista. Indignado, Heston teceu comentários depreciativos sobre Steven Spielberg e jurou nunca mais trabalhar com ele. Mais tarde, recusou a oferta de Spielberg para atuar como General Stilwell em 1941 – Uma Guerra Muito Louca.

O protótipo do tubarão-branco (foto) depois de construído, nunca havia sido testado. O resultado é que uma vez colocado na água, afundou diretamente para o fundo do oceano. Foi necessária uma equipe de mergulhadores para resgatá-lo. Após as conclusões das filmagens, Steven Spielberg afirmou que seu próximo filme seria filmado em terra seca. Acabou sendo parcialmente fiel à sua palavra, vez que seu filme filme seguinte foi Contatos Imediatos do Terceiro Grau.

Capa do filme Tubarão

Poster oficial do filme Tubarão (Jaws) – 1975.

Fonte: IMBD