Tacoma Narrows: a ponte que desmoronou 5 meses após ser inaugurada

Arquitetura, Século XX Tacoma Narrows: a ponte que desmoronou 5 meses após ser inaugurada
* Por Museu de Imagens


Tacoma Narrows: a ponte que desmoronou 5 meses após a inauguração

A Ponte Tacoma Narrows, em Washington, foi inaugurada dia 1 de julho de 1940 e desmoronou em 7 de novembro do mesmo ano. O colapso se deu pelo forte vento que ocorrera no dia em que desabaria. Na ocasião, os ventos chegaram a 70 km/hora e geraram um fenômeno físico conhecido como ressonância mecânica.

Causas do desmoronamento da ponte Tacoma Narrows

A construção da ponte começou em setembro de 1938. A partir do momento em que a plataforma foi construída, a mesma começou a se mover verticalmente em condições de vento. O movimento foi observado mesmo quando a ponte foi inaugurada e aberta ao público. Foi descoberto que os cabos de ligamento da ponte eram frágeis e poderiam causar um acidente se houvesse a ocorrência de ventos fortes e, em função disso, várias medidas destinadas a parar o movimento foram ineficazes. No dia 7 de novembro a ponte começou a se torcer e vibrar com força, sendo que às 11h10m colapsou e despencou no rio.

Após o colapso, o envolvimento dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial atrasou os planos para substituir a ponte. As porções de ponte ainda de pé após o colapso, incluindo as torres e cabos, foram desmanteladas e vendidas como sucata. Quase 10 anos após o desabamento, uma nova Tacoma Narrows foi construída no mesmo local, utilizando pedestais torre da ponte e cabos ancoradouros originais. A porção de ponte que caiu na água atualmente serve agora como um recife artificial.

Foto: Barney Elliott