Wilson Bentley e os flocos de neve

Curiosidades, Personalidades, Século XIX Wilson Bentley e os flocos de neve
* Por Talita Lopes Cavalcante


Alguns das infinitas formas de flocos de neve que podem ser criadas

As primeiras fotografias detalhadas de flocos de neve.

Em 1885, Wilson Bentley, um jovem ambicioso, resolveu mostrar ao mundo como eram os flocos de neve. Munido de uma câmera fotográfica e um microscópio, Bentley capturou mais de cinco mil cristais de neve em um filme antes que eles derretessem.

A história que faria de Wilson famoso começou quando ele tinha apenas 15 anos de idade. Nessa época, a mãe do rapaz o presenteou com um microscópio. Animado com o novo mundo que se abria, o jovem começou a explorar os cristais de neve e passou a desenhar cada observação que fazia, já que os flocos eram complexos demais para fotografar antes que derretessem, na época.

Wilson Bentley realizando um de seus experimentos com a microfotografia

O significativo trabalho e estudo de Bentley foi publicado em revistas de renome como National Geographic, Nature, Popular Science e na Scientific American.

Finalmente em 1885, quando completou 17 anos, seu pai deu-lhe de presente de aniversário uma máquina fotográfica que ele combinou com o microscópio para realizar a primeira microimagem bem sucedida de um floco de neve.

Juntamente com George Henry Perkins — professor de História Natural da Universidade de Vermont —, Bentley publicou um artigo defendendo que não existiam dois cristais iguais, sendo que cada um era uma obra prima do design natural. O trabalho de Bentley ganhou atenção no final do século XIX, depois de ter publicado suas anotações e imagens na revista de Vermont, sendo seguida de publicações na National Geographic, Nature, Popular Science e na Scientific American. Posteriormente a Harvard Mineralogical Museum adquiriu parte das microfotografias de Wilson.

Em 1931, Wilson Bentley morreu de pneumonia após andar mais de seis quilômetros debaixo de uma intensa nevasca.

Fotos: © Smithsonian Institution Archives/ Jericho Historical Society
Referências:
— Hannavy, John. Encyclopedia of Nineteenth-Century Photography. CRC Press. p. 149.
—Wilson Snowflake Bentley – Photographer of Snowflakes. Jericho Historical Society.