Yoshito Matsushige: o fotógrafo que registrou a dor de Hiroshima

Curiosidades, Fotógrafos, Genocídios, Século XX, Segunda Guerra Mundial Yoshito Matsushige: o fotógrafo que registrou a dor de Hiroshima
* Por Talita Lopes Cavalcante


Na foto, Vítimas da bomba atômica em Hiroshima aguardam atendimento na ponte Miyuki, a dois quilômetros do epicentro, minutos após a explosão.

Foto: © Chugoku Shimbun/Yoshito Matsushige

Há 70 anos, uma bomba atômica — Fat Man — era jogada em Nagasaki. Três dias antes, porém, Hiroshima havia sido devastada, às 8:17 da manhã, pela Little Boy.

Após a bomba lançada em Hiroshima, o nome de Yoshito Matsushige entrou para a história como o único fotógrafo a registrar a devastação causada, sob o ponto de vista das vítimas. Foram apenas cinco imagens registradas minutos depois do ataque e que sobreviveram durante a revelação.

O cenário, congelado nas fotografias granuladas, se apresenta repleto de fumaça. As pessoas, com as roupas rasgadas e com os cabelos queimados, denunciam a gravidade da situação. Morador de Hiroshima, Yoshito vagou pelas ruas durante dez horas, registrando apenas uma parte do horror pelo qual os cidadãos japoneses passaram.

Foto: © Chugoku Shimbun/Yoshito Matsushige

Como sua câmara de revelação havia sido destruída, o fotógrafo precisou revelar as fotos de forma primitiva. Sob a luz das estrelas e com a cidade ainda fumegando, Yoshito lavou o filme em um riacho e, posteriormente, o pendurou em um galho de uma árvore carbonizada.

Foto: © Chugoku Shimbun/Yoshito Matsushige

Após aqueles registros valiosos, Matsushige entrou para o jornal “Chugoku Shimbun” e, em 29 de setembro de 1952, as cinco fotos sobreviventes daquele dia foram publicadas na Life Magazine sob o título “First Pictures—Atom Blasts Through Eyes of Victims”.

Na primeira foto, vítimas da bomba atômica em Hiroshima aguardam atendimento na ponte Miyuki, a dois quilômetros do epicentro, minutos após a explosão.

Foto: © Chugoku Shimbun/Yoshito Matsushige

Referência:
– MITCHELL, Greg. “The First Atomic Photographer—and 5 Pictures That Must Never Be Repeated“. The Nation, 2011.