Yuri Gagarin: “A Terra é azul”

Imagens Históricas, Personalidades, Século XX Yuri Gagarin: “A Terra é azul”
* Por Eudes Bezerra

O cosmonauta soviético/russo Yuri Gagarin com seu traje espacial pronto para fazer história em 12 de abril de 1961. Fotografia: autor desconhecido.

Em 12 de abril de 1961 o soviético Yuri Gagarin, aos 27 anos de idade, tornou-se o primeiro homem a chegar ao espaço sideral, comprovando que a missão era possível e consagrando a frase: “A Terra é azul. Como é maravilhosa, incrível!”. Pelo pioneirismo, Gagarin recebeu a valiosa medalha da Ordem de Lenin e se tornou herói além das fronteiras da imensa União Soviética.

Com a surpreendente velocidade de aproximadamente 28 mil quilômetros por hora, o cosmonauta soviético rapidamente deu uma volta completa na órbita do planeta Terra em apenas 108 minutos, estando a cerca de 315 quilômetros de altura.

Antes de embarcar, Gagarin teria deixado a seguinte mensagem:

Queridos amigos, conhecidos e desconhecidos, meus queridos compatriotas e toda a humanidade, nos próximos e breves minutos possivelmente uma nave espacial me levará ao distante espaço sideral do universo. O que posso dizer sobre estes últimos minutos, antes de começar o voo? Toda a minha vida surge diante de mim neste belo momento único. Tudo o que fiz e vivi foi para isto! (The History Channel Iberia B.V., 2014, p. 222)

A chegada de Yuri ao espaço foi mais uma das consecutivas vitórias soviéticas na recém-criada corrida espacial, quando a União Soviética e os Estados Unidos disputavam influência durante o período conhecido como Guerra Fria. A corrida espacial teve início por ocasião do lançamento do satélite soviético Sputnik em 4 de outubro de 1957.

“Povoadores do mundo, cuidemos dessa beleza, não a destruamos” — Gagarin, provavelmente emocionado ao ver o Planeta Terra do Espaço. Observação: este magnífico registro fotográfico não foi realizado por Gagarin. Fotografia: autor desconhecido.

Cápsula da Vostok 1 que trouxe Gagarin. O cosmonauta saltou de paraquedas a aproximadamente 7 mil metros de altitude. Fotografia: AFP.

O foguete Vostok 1 que lançou Gagarin aos céus decolou do Cosmódromo de Baikonur, no deserto do Cazaquistão. Fotografia: AP Photo.

Plataforma de lançamento do Vostok 1. Fotografia: RIA Novosti / Science Photo Library / Barcroft.

REFERÊNCIAS:
LUMMERICH, Karl-Heinz. 1961: Yuri Gagarin no espaço. Acesso em: 29 mar. 2016.
The History Channel Iberia B.V.. 365 dias que mudaram o mundo. trad. Mariana Marcoantonio. São Paulo: Planeta, 2014.
The Telegraph. Yuri Gagarin in pictures: 50 years since Russian cosmonaut became first man in space. Acesso em: 29 mar. 2016.
IMAGEM(NS):
A equipe do Museu de Imagens buscou informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato.

Siga o Museu de Imagens no Facebook!

Fique por dentro de todas as postagens e imagens ao seguir nosso perfil do Facebook. O seu apoio é muito importante para a manutenção e crescimento do projeto. Obrigado.

FECHAR