A caveira Maia dos dentes com pedras preciosas

Arqueologia, Curiosidades, Idade Moderna A caveira Maia dos dentes com pedras preciosas
* Por Talita Lopes Cavalcante


Caveira Maia com os dentes ornamentados em pedras preciosas.

Foto: Instituto Nacional de Antropología e História

A foto mostra um trabalho artístico-dentário nos dentes de uma caveira maia. O esqueleto fora encontrado em Chiapas, no México, pelo Instituto Nacional de Antropologia e História e mostra que operações dentárias complexas já ocorriam há mais de 500 anos pelos povos pré-colombianos.

O antropólogo José Concepción Jiménez afirmou ainda que o Instituto não sabe de onde vem o costume de enfeitar os dentes com pedras preciosas, porém não há indícios de ser uma prática voltada para o “status” social. A hipótese defendida é de que tal prática consistia em puro embelezamento, uma vez que vários integrantes da nobreza não possuíam os acessório nos dentes, porém alguns súditos possuíam.

Muitas das pedras colocadas eram preciosas ou semi e foram implantadas através de um trabalho minucioso, feito por alguém que conhecia muito bem a anatomia. Tal conclusão se baseia no fato de que a polpa do dente não parecia ter sido atingida, mostrando que havia o conhecimento de que se isso ocorresse, infecções sérias ou mesmo a perda do dente poderia ser causada.

Os implantes eram, portanto, feitos de forma segura e resinas naturais eram utilizadas para que as pedras ficassem presas, criando o visual.

Referência: 

National Geographic