O clube dos excêntricos e as superstições

Curiosidades, Século XIX, Século XX O clube dos excêntricos e as superstições
* Por Talita Lopes Cavalcante


Membros do Clube dos Excêntricos em uma sexta-feira 13 testando as superstições da época.

Membros do Clube dos Excêntricos em uma sexta-feira 13 testando as superstições da época. O Clube dos Excêntricos foi fundado no final do século XVIII, porém teve maior visibilidade apenas durante o século XIX.

Superstições

Durante o século XIX, dois sentimentos opostos se misturavam; de um lado estava aquele que remontava às tradições, englobando as superstições, do outro lado estava um sentimento de avanço e modernização com o desenvolvimento tecnológico propiciado pela Revolução Industrial. Londres era o centro financeiro e cultural da época e como tal era a representação desses sentimentos opostos. Foi justamente durante esse período que o Clube dos Excêntricos ganhou notoriedade em meio à sociedade inglesa. Formado por pensadores, artistas, cientistas, políticos, juízes, pela realeza e por aristocratas, o clube se engajou em tentar derrubar e desafiar os mais famosos mitos e superstições conhecidos até então.

O Clube dos Excêntricos

Toda sexta-feira 13 os Excêntricos se reuniam em um jantar e começavam a testar os mitos quebrando espelhos, abrindo guarda-chuvas dentro de lugares fechados, derrubando sal no chão, passando embaixo de escadas, cruzando o caminho de gatos pretos, entre outras coisas. Na foto mostrada acima, ocorre uma dessas reuniões no ano de 1936, na sede do clube. Com o passar do tempo, os Excêntricos se tornaram tão conhecidos que foram eleitos um dos grupos mais famosos e respeitáveis da sociedade inglesa.

Além dos desafios às crenças supersticiosas, o grupo ainda se engajava em questões sociais, fornecendo refeições aos pobres, dando banquetes de Natal para os mais necessitados na sede do clube, financiando artistas, fazendo doações para outros países etc. Finalmente em 1984, depois de dois séculos desafiando a má sorte, perderam seu principal patrocinador, o duque de Edimburgo, ocasionando no fechamento do clube. Essa foi uma grande perda para seus admiradores e um golpe fatal para os Excêntricos. Porém, em 2007 o grupo foi reinaugurado, agora tendo a participação de jornalistas e fotógrafos na reabertura.

Referências:
Foto: Eccentric Club ‘Friday the 13th’ Dinner in 1936, The Eccentric Club.
“The Eccentric Club Brings Back Friday the 13th”. The Londonist.