Os 11 trabalhadores do Rockefeller Center

Curiosidades, Século XX Os 11 trabalhadores do Rockefeller Center
* Por Talita Lopes Cavalcante


Trabalhadores do Rockefeller Center

A famosa foto dos 11 trabalhadores almoçando, conhecida como “Lunch atop skycraper”. Fotos: © Bettmann Corbis. New York, 1932.

A foto não foi a única tirada naquele dia de 1932, porém foi a que ficou conhecida mundialmente. A fotografia retrata onze homens almoçando, sentados em uma viga com os pés balançando 256 metros acima das ruas de Nova York. Todos os trabalhadores retratados não estão protegidos por qualquer dispositivo de segurança; simplesmente estão soltos, almoçando felizes em cima de uma grande viga. A imagem supostamente fora tirada em 20 de setembro de 1932, no 69º andar do Edifício RCA durante os últimos meses de construção do arranha-céu.

Após alguns anos em circulação, algumas pessoas começaram a suspeitar da veracidade da fotografia de Ebbets, pois parecia difícil acreditar que 11 pessoas ficassem sentadas em uma viga do Rockefeller Center almoçando, numa altura daquelas.

Charles Ebbets

Foto de Charles Ebbets no dia em que fez a famosa foto dos 11 trabalhadores almoçando sentados sobre uma viga suspensa na altura do 69° andar do arranha-céu Rockefeller Center, em 1932.

Posteriormente algumas autoridades em fotografia e estudos iconográficos, como Ken Johnston — diretor de fotografia da agência Corbis—, atestaram a autenticidade da imagem famosa. Uma das explicações, além dos detalhes técnicos da imagem, se baseia no fato de que, à época, em meio à Grande Depressão, havia pouquíssima oferta de trabalho. Exatamente por isso as pessoas acabavam aceitando qualquer trabalho, mesmo que não fosse plenamente seguro, ou fosse desprovido de fiscalização e dispositivos de segurança.

Dormindo depois do almoço

Foto: © Bettmann Corbis. New York, 1932.

As belas imagens daquele dia rodaram o mundo e hoje são conhecidas pelos amantes de História e de fotografias históricas. Contudo, poucas pessoas conhecem o rosto de Charles Ebbets, o fotógrafo tão corajoso quanto aqueles 11 trabalhadores do Rockefeller Center. Atualmente, muitas pessoas ainda contestam tanto a veracidade da imagem, bem como a autoria ser de Charles Ebbets.

Trabalhadores dormindo depois da famosa foto Lunch Atop ser tirada

Foto: © Bettmann Corbis. New York, 1932.

Referência:
– “Clássicos desvendados: Lunch Atop a Skyscraper (1932), por Charles C. Ebbets“. ESPM, 2012.
Afrodisíacos